Motoristas invadem posto de combustíveis para fugir de semáforo e cortar caminho: 'Quase fui atropelado', diz frentista
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Motoristas invadem posto de combustíveis para fugir do trânsito em Campinas
Motoristas têm usado um posto de combustíveis no Jardim Santa Lúcia, em Campinas (SP) como passagem para acessar a Avenida Ruy Rodrigues e evitar o semáforo da Avenida Professora Maria Julieta Godoi Certezani. A Emdec estuda medidas para coibir o acesso irregular.
Imagens registradas por funcionários mostram carros e motocicletas atravessando o espaço para cortar caminho, o que coloca em risco pedestres e frentistas que circulam pelo local. O trecho fica a cerca de um quilômetro do acesso à Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) e é bastante movimentado por pedestres.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Osvaldo dos Santos, frentista do posto, relata que a prática é constante e que precisa redobrar a atenção para não ser atropelado durante o atendimento.
"Tá igual a uma avenida, você tem que olhar dos dois lados porque não tem como. Dentro do seu ambiente de trabalho, vai atravessar para atender um automóvel, está vindo um carro e você tem que ficar esperto. Aqui, várias vezes a gente quase foi atropelado", contou o frentista.
Para quem passa a pé pela região, a situação também preocupa. Margarida Souza da Silva conta que enfrenta risco diário ao atravessar o espaço, uma vez que os motoristas cometem a infração mesmo com o sinal aberto.
"Eu acho que isso é uma falta de respeito com os outros (...) se eles estão com pressa, a gente também tem a necessidade de chegar no trabalho, né?"
Acidentes registrados
O gerente do estabelecimento, Emerson Rocha Espinoza, afirmou que já houve colisões entre veículos dentro do posto por conta da manobra irregular. Além disso, o posto já enfrentou prejuízos materiais, sendo obrigado a mudar de lugar a placa que sinaliza o preço dos combustíveis — a sinalização ficava no chão, próxima à avenida principal.
"Já aconteceu de derrubarem a nossa placa cortando caminho, atropelando a placa. As pessoas têm que ter consciência do que estão fazendo para, no futuro, não acontecer uma coisa mais grave dentro do posto", disse Emerson.
O que diz a Emdec?
De acordo com Marcelo Carpenter, coordenador de trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), as imagens registram uma prática de risco e a situação já está sendo monitorada por agentes.
Se a frequência das infrações for alta, a empresa estuda instalar câmeras de videomonitoramento para coibir a entrada irregular de veículos. Caso a medida não seja suficiente, a Emdec pretende adotar barreiras físicas, como cavaletes ou cilindros de trânsito.
Motoristas utilizam posto de combustível para cortar semáforo e acessar avenida próxima à Rodovia Bandeirantes
EPTV/Reprodução
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas