Incêndios atingem áreas de vegetação em São Carlos e mais 4 cidades da região
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Incêndios atingem áreas de mata e vegetação em quatro cidades da região
Reprodução/EPTV
Ao menos cinco cidades da região de São Carlos (SP) foram atingidas por incêndios ao longo desta sexta-feira (5). As chamas foram registradas em Descalvado (SP), Corumbataí (SP), Porto Ferreira (SP), São Carlos e Santa Rita do Passa Quatro (SP). Não há registro de vítimas.
Em Descalvado e Porto Ferreira, o fogo já havia sido contido. As causas do fogo deverão ser apuradas pela Polícia Civil.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Incêndios atingem áreas de mata e vegetação em quatro cidades da região
Defesa Civil de Porto Ferreira
Mais notícias da região:
ACIDENTE: Colisão frontal entre caminhão e carro mata uma pessoa e deixa três feridas na SP-215
DENÚNCIA: Professora é investigada por injúria racial contra aluna em Araraquara
VÍDEO: dupla quebra vidraça, invade e furta imobiliária no Centro de São Carlos
Descalvado
O fogo teve início por volta das 12h em uma área de preservação próxima ao Rio Ribeirão Bonito, na Avenida Guelino Osvaldo.
De acordo com informações apuradas pela EPTV Central, afiliada da TV Globo, as chamas atingiram plantações de eucalipto. A destruição é de aproximadamente 2 mil metros quadrados. O incêndio foi contido às 14h30.
Corumbataí
Incêndio atinge zona rural de Corumbataí e destrói sítios
O Corpo de Bombeiros realiza o combate às chamas desde o meio-dia. Ainda não há estimava em relação à area consumida pelas chamas.
Porto Ferreira
Ainda conforme apurado, o incêndio atingiu uma área de vegetação e já havia sido contido por um caminhão-pipa da Prefeitura de Porto Ferreira, que contou com o apoio de brigadistas de usinas da região.
Um avião de pequeno porte também ajudou nos trabalhos. A extensão de área atingida não foi divulgada.
São Carlos
Fogo destrói cerca de 15 hectares de vegetação entre São Carlos e Ribeirão Preto
Em São Carlos, o incêndio atingiu parte de uma área de reserva ambiental que tem cerca de 15 hectares. As labaredas eram altas e podiam ser vistas de longe. O acesso a essa região é feito pela Rodovia Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), que liga a cidade a Ribeirão Preto.
Ainda não se sabe ao certo a extensão da área consumida pelo fogo. As chamas começaram a se espalhar no último sábado (30) e foram combatidas no mesmo dia. Apesar desse controle inicial, o incêndio voltou no começo da tarde desta sexta-feira.
Produtores rurais e funcionários de uma usina ajudaram no combate às chamas, inclusive com o uso de um caminhão-pipa.
Segundo o produtor rural Luiz Paulo Turi, o incêndio começou depois de um serviço feito em uma torre de energia.
“Aconteceu no último sábado. Vários proprietários estavam sem energia. O pessoal da CPFL veio fazer o religamento e tinha um fio solto, cortado. Provavelmente teve um curto-circuito, que ocasionou o incêndio”, disse.
A produção da EPTV, afiliada da TV Globo, procurou a CPFL, concessionária de energia em São Carlos, para esclarecer sobre a origem do incêndio. A empresa informou que os postes citados pelo morador não pertencem à companhia.
Santa Rita do Passa Quatro
Fogo consome vegetação em Santa Rita do Passa Quatro por mais de sete horas
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o fogo começou por volta das 11h em uma área de preservação permanente (APP) no Parque Estadual de Vassununga, na Rodovia Anhanguera (SSP-330), no km 245.
Uma aeronave fazia o combate às chamas, e outra também poderia ser acionada. Nenhuma moradia foi atingida pelo fogo, informou o órgão.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara